Neste sábado, milhões de jovens foram arrastados para as salas de aulas e, acredite ou não, foi para a realização de uma prova, e não para distribuição de chocolate e algodão doce de graça - apesar de que todos gostariam mais se tivesse sido para isso. Então, quem ficou na sala até as 17h, pode levar o caderno de questões, tendo a chance de corrigir as questões em casa no mesmo dia, afinal o G1, portal da globo, disponibilizou ontem as questões resolvidas no seu site. Minha prova era amarela e acertei 51 questões. E vocês, como foram?
23 outubro, 2011
19 outubro, 2011
Trocando o "n" pelo "m"
Você acorda, toma café da manhã, arruma suas coisas e sai pro trabalho: perde um táxi, embarca em outro, pega um jornal no caminho, senta em sua mesa e, depois de um dia exaustivo, volta pra casa satisfeita. Até que você decide mudar: decide cortar seu cabelo, fazer uma tatuagem, rasgar aquela calça e comprar um óculos escuro da última moda - agora você tem o estilo que sempre quis ter. Compra um carro, um cachorro, um apartamento - ainda bem!, aquele aluguel tava te matando, um porta-problemas (vulgo diário) e dezenas de livros de auto-ajuda sobre como segurar a grana. Anda com um grupo de pessoas, acorda dividindo a cama de casal com outro alguém alguns poucos dias, mas ainda falta algo. Seu cabelo tá desbotando, o violão não tá agradando e a conta bancária cada vez menor. Toda noite, depois do happy hour, você chega em casa exausta e sente um vazio - dorme com seu cachorro pra não se sentir só, mas se pega chorando sem motivos algumas vezes. "Que diabos está faltando?", você pensa, "minha vida é completa". Até que um dia enquanto esperava o táxi, um sujeito usando uma camiseta meio desbotada e com o cabelo meio desgrenhado atravessa seu campo de visão e derrama um generoso copo de suco na sua blusa - coisa do destino. Sabe aquele vazio? Acabou de ser preenchido - bem-vinda ao mundo dos completos.
Marcadores:
Txt
14 outubro, 2011
Especial: Dia das Crianças!
Aproveitando o clima da semana das crianças, acabei entrando junto na roda: quem aqui não sente falta daquela época em que podia acordar a hora que quisesse, arrastar o cobertor até a sala e se acabar tomando leite com nescau (porque Nescau é bem melhor que Toddy) e absorvendo episódios intermináveis de vários desenhos? Eu sinto! Por isso, decidi escrever um post nostálgico: uma lista dos desenhos que mais marcaram a minha infância e, acredito eu, a de vocês também.
Lembra do desenho dos bebês que passava na Nickelodeon? Ele era o meu preferido - Tommy, Chuckie, Phil e Lil faziam parte de todas as minhas manhãs. O desenho mostra os quatro bebês que se comunicam em uma língua que não pode ser entendida pelos adultos, e a forma com que eles enxergam o mundo - qualquer criança se identifica. A história conta ainda com a malvadinha Angélica (a verdadeira rainha do mundo ok), que já sabe falar, tirando vantagem disso para com os bebês menores. Atualmente o desenho é transmitido na TV Cultura, de segunda a sexta nos horários 10h30-10h50 e 16h50-17h00.
Quem não conhece a esponja-do-mar amarela? Um dos desenhos mais populares que eu já vi ainda reina quase que absoluto na telinha quando o controle tá na mão das crianças. Não gostava muito do Bob e sua turma quando tinha idade pra assistir, agora que fui criar paixão pela esponja amarela que vive no fundo do mar com seu amigo Patrick, o caramujo Gary e os outros habitantes da Fenda do Biquíni. Atualmente, a Rede Globo transmite o desenho de segunda à sexta no programa TV Globinho, às 10h40, e a Nickelodeon às 9h30 e às 16h30.
"O Pinky e o Cérebro, o Cérebro e o Pinky..." I miss the old times, quando a música de abertura dos ratinhos de laboratório Pinky - o atrapalhado - e Cérebro - o gênio - tocava e eu ia correndo pra frente da TV, assistir os dois entrarem em mais confusão, tentando "dominar o mundo". E como esquecer da Felícia, a menina ruiva que atormentava os ratinhos? O desenho é da série "só podia ter dedo do Spielberg no meio" e parou de ser transmitido oficialmente em 1998.
O desenho mais old school da nossa lista é esse! A história das seis crianças que foram parar num reino mágico através de um portal aberto quando estavam em uma montanha-russa, começou a ser exibida em 1983 e é exibida de vez em quando pela Rede Globo até hoje. Quem nunca assistiu às aventuras do combo Hank, Eric, Sheila, Bobby, Presto, Diana, Uni + Mestre dos Magos + Vingador, não sabe o que tá perdendo - corre logo pro youtube, colega.
God bless Cartoon Network por ter feito eu conhecer esse desenho - um dos melhores da minha vida. Pra quem não sabe, ele mostra a história de um menino gênio, o ruivinho e baixinho Dexter, que tem um laboratório enorme em seu quarto, e de sua irmã, Dee Dee - aquela loirinha que sempre estragava os planos dele "Dexter, pra que serve esse botão?", lembra?
Além desses, ainda tem vários que marcaram a infância, como Os Thornberrys, Rocket Power, Hey, Arnold!, A Hora do Recreio...Que tal fazer uma maratona com vários episódios de cada um desses, pra relembrar a infância?
Marcadores:
Play
10 outubro, 2011
Friendship with Benefits
Acabei de assistir ao mais novo filme de Will Gluck, Amizade Colorida - Friendship with Benefits, com Justin Timberlake e Mila Kunis no elenco, e gostei. O filme, lançado no último dia 30, conta a história de uma caça-talentos que convence um homem a aceitar uma proposta de emprego em Nova York. Eles tornam-se melhores amigos, porém, tudo se complica quando a relação fica íntima demais, se é que me entendem. Para amenizar a situação, eles impõem uma regra: tudo não passa de atração física e qualquer emoção deverá ser deixada de lado. Mas, será que funciona impor regras ao coração? Achei o filme bem-feito, boa interpretação dos atores e tudo mais - Mila Kunis é rainha, já o Justin ainda tá engatinhando no cinema, mas tá se saindo bem. Além disso, as propagandas são super presentes, mas feitas de uma forma razoável, nada escancarado. Gostei do cenário, cidades grandes chamam bastante a atenção, porém, o enredo ficou meio 'same old Sexo Sem Compromisso', outro filme com quase a mesma história, digamos assim, lançado há pouco tempo. Na minha opinião, vale a pena assistir se você tá procurando um filme leve. P.S.: ponto pra versão de 'Boys Don't Cry' do The Cure, por Grant Lee Phillips, que toca no filme.
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 702 MB
Formato: AVI
Qualidade: R5
Release: Friends.With.Benefits.2011.R5.Line.XviD.AbSurdiTy
Ano de Lançamento: 2011
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Will Gluck
Elenco: Mila Kunis, Justin Timberlake e Patricia Clarkson
Produção: Screen Gems
DOWNLOAD
Marcadores:
Play
09 outubro, 2011
Colares, pra que te quero?
Que menina não ama um colar? Ok, podem haver excessões, mas são raras - afinal, existem pingentes para todos os gostos. Dando uma "garimpada" pela internet, encontrei alguns que achei interessante mostrar pra vocês. Dá uma olhada:
4. Colar Coroa
08 outubro, 2011
Eu não sei
Parece que a atitude vem se dissipando. Meus textos não
falam mais sobre meus gostos e tenho tido uma tendência ao caos do mundo. O que
será? Mudar é tão difícil. Me pego fazendo coisas que há tempos acharia
ridículo, e sinto falta do meu antigo – e parece que verdadeiro – eu. Não é que
eu não queira, só acho difícil crescer sozinha assim, rodeada por pessoas que
não pensam do mesmo jeito que eu e não tem os mesmos gostos. Não sou uma pessoa
solitária, pelo contrário: tenho amigos que gostam de mim de verdade, e o
sentimento é recíproco. Quer dizer, como eu vou desenvolver meus pensamentos
sem alguém para discuti-los? Sem alguém com quem conversar, argumentar, se
rebelar. Não sou uma anarquista, a rebelião da qual eu falo é a interior. É
aquela que faz você mudar e mudar os outros pra melhor. Contextualizando: não
ser somente mais um número, mais uma cabeça que se encaixa na massa, mais dois
braços trabalhando para bancar corruptos é a meta. Quero que minha cabeça seja
morada de teorias, estratégias, meios de melhorar onde eu vivo. Quero que meus
braços sirvam sim para o trabalho, porém, para o trabalho não somente em meu
benefício e àqueles que ostentam cargos imensos, mas sim aos menos favorecidos,
voluntariamente; quero também que eles sirvam para ajudar o meio-ambiente no
plantio de árvores e para afagar a dor e a tristeza de alguém quando precisar
de um abraço. Aliás, mídia, eu tenho um coração, um cérebro – que funciona
muito bem, ao contrário do que você almeja, e dois olhos conectados com minha
língua, que é bem afiada, para denunciar qualquer injustiça que eu veja. Eu não
sei a razão de ter escrito esse texto – talvez porque eu estou irritada com as
garotas que escutam sertanejo e tiram foto fazendo biquinho, ou com os garotos
que acham que gastar metade do salário da mãe em um tênis é algo cool. Pode ser
porque eu não tenho ligado pra opinião de absolutamente ninguém e tenha me dado
o luxo de escrever textos misturados.Talvez seja porque eu não falo as coisas
ruins para as pessoas a fim de mantê-las bem, felizes, confortáveis. Pode ser, ainda, porque eu acho uma tremenda
falta de bom senso estar no poder e não saber usá-lo, ter como e não ajudar as
pessoas que necessitam de apoio, ser alguém fútil que só se preocupa com a
aparência e o novo lançamento da Accessorize (aliás, não faço a mínima idéia e
questão de saber como se escreve isso). Continuem indo pra escola com esse
sorriso falso, esperando pelo final de semana, onde as únicas coisas que serão
feitas vão ser ir pra festa, beber, beber beber, pra depois cair na cama e
esquecer da vida. Falando em vida, acho que a de vocês anda pela estrada
certa...aquela cheia de buracos. Abaixo a ignorância, por um mundo melhor –
pelo amor de Deus! Eu não sei, só sei que não sou o que vocês querem.
Marcadores:
Sem Categoria,
Txt
07 outubro, 2011
De olho no ENEM!
Ok, todo mundo tem medo dele - sei que você acha que decidir o que vai fazer da vida aos 16, 17 anos é simplesmente um absurdo. Mas o que fazer? O Exame Nacional de Ensino Médio vem sofrendo mudanças em sua estrutura e complicando a vida de uns, enquanto facilita a de outros. Foi pensando no primeiro grupo que decidi fazer um post que servirá de alento aos irresponsáveis de plantão: aqueles que deixam para estudar na última hora. Como fazer? Se, a menos de 20 dias da prova, você está desesperado com os livros em seu colo e sem saber por onde começar, aqui vai uma dica: leia esse post.
Organize-se
Faça um cronograma de estudos: separe as matérias por dia e alguns exercícios e sites de apoio para serem feitos e consultados naquele dia também. Não é perda de tempo, afinal, é melhor gastar 30 minutos de um dia organizando corretamente o que deve ser feito, do que começar a estudar sem nenhum referencial - seria como se os antigos navegadores fizessem seus trajetos no mar sem ao menos uma bússola.
"Se você vai comer um elefante, comece pela cauda"
Que tal começar pelo fim? Estude tudo aquilo que é dúvida: reveja as fórmulas das exatas, faça um resumo com suas principais dificuldades no português...Sabe aquela frase que tá lá no cantinho da página do seu livro, que ninguém acha que importa? Ela pode conter informações valiosas, que podem sanar dúvidas que passam em branco em nosso dia-a-dia, como o uso da crase e coisas do gênero.
Concentre-se e mantenha o foco
Aqui, nada de planejamentos a longo prazo: foque suas lentes naquilo que deve ser feito hoje - amanhã você se concentra no que precisa fazer no dia. Por exemplo: você precisa estudar língua estrangeira, física e história hoje - mas ainda precisa estudar 6 capítulos de biologia amanhã: deixe pra lá. Preencha seu cronograma de tarefas do dia e tenha a sensação de dever cumprido.
Desligue a televisão, o notebook e deixe o celular no silencioso
Isso não é uma ditadura: você precisa se concentrar! Pense bem: duas horas estudadas na frente de um computador equivalem à uma estudada em um ambiente calmo e sem barulho - se você clicar em 'off', ganhará tempo para suas coisas e ainda estudará melhor.
Lembre-se: a prática é a melhor amiga da perfeição
Estudo do tipo 'dei-uma-lida-agora-sei-o-conteúdo' não é estudo: se você somente decorar aquela fórmula e não aplicá-la em exercícios ao menos uma vez, não saberá como pôr tudo aquilo em prática e perderá questões por bobagem.
Essas são dicas básicas para você começar. Para informações sobre conteúdos, matérias e afins, acesse este link e divirta-se. Aliás, boa sorte nos estudos!
Marcadores:
Comportamento,
URGENTE
01 outubro, 2011
Quem quer ser um pedagogo?
Para estrear a categoria "profissão do mês", escolhi uma faculdade que está no setor das ciências humanas: a pedagogia. É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo tem dois campos de atuação: a administração e o magistério. Para entendermos melhor como funciona o mercado de trabalho, o curso e como a carreira desenvolve-se, entrevistei a pedagoga Viviane Jung, 34 anos, que atua na área há 10.
Como você descreve o curso?
O curso dura 4 anos e é muito interessante e satisfatório para aqueles que tem vocação para a área. Ele atende às expectativas, pois são feitos vários estágios de modo que aprendamos com as experiências. Sociologia, psicologia e filosofia estão constantemente presentes no curso, focando tanto em teoria quanto na prática; além disso, aprende-se muito sobre a estrutura escolar.
O que você acha que é preciso ter para se dar bem na área?
Muita experiência - seja ela no ambiente de trabalho e na vida como um todo. O profissional deve gostar do que faz, como em qualquer outra profissão, mas deve se sentir atraído pelas matérias humanas, as quais o curso dá prioridade. Como o formado pode trabalhar lecionando, também deve gostar de lidar com o público - crianças e jovens, principalmente.
Como é o mercado de trabalho?
A atribuição mais comum é a de lecionar e trabalhar na área da administração escolar, como arte-educadores, diretores, coordenadores e outras funções diretamente ligadas à escola. Porém, existem outros cargos, como na rede hospitalar - muitos profissionais são contratados para desenvolverem atividades com crianças que estão em um longo tratamento.
No Guia do Estudante, encontrei um painel com as áreas em que um pedagogo pode atuar. Confira:
Administração escolar
Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.
Ensino
Lecionar nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.
Educação especial
Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência.
Orientação educacional
Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
Pedagogia empresarial
Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
Supervisão educacional
Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a rede do ensino.
Treinamento de recursos humanos
Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa.
Para finalizar, que tal dar um conselho para aqueles que desejam cursar pedagogia?
Não desanime diante dos desafios que você encontrará na profissão, e antes de tomar qualquer decisão, faça uma auto-avaliação para descobrir se esse é realmente o caminho que você quer trilhar - pode parecer clichê, mas é fundamental para o bom desenvolvimento da sua carreira.
Marcadores:
Profissão do Mês
Assinar:
Postagens (Atom)