07 outubro, 2011

De olho no ENEM!

What+happens+when+study_large_large

Ok, todo mundo tem medo dele - sei que você acha que decidir o que vai fazer da vida aos 16, 17 anos é simplesmente um absurdo. Mas o que fazer? O Exame Nacional de Ensino Médio vem sofrendo mudanças em sua estrutura e complicando a vida de uns, enquanto facilita a de outros. Foi pensando no primeiro grupo que decidi fazer um post que servirá de alento aos irresponsáveis de plantão: aqueles que deixam para estudar na última hora. Como fazer? Se, a menos de 20 dias da prova, você está desesperado com os livros em seu colo e sem saber por onde começar, aqui vai uma dica: leia esse post.

Organize-se
Faça um cronograma de estudos: separe as matérias por dia e alguns exercícios e sites de apoio para serem feitos e consultados naquele dia também. Não é perda de tempo, afinal, é melhor gastar 30 minutos de um dia organizando corretamente o que deve ser feito, do que começar a estudar sem nenhum referencial - seria como se os antigos navegadores fizessem seus trajetos no mar sem ao menos uma bússola.

"Se você vai comer um elefante, comece pela cauda"
Que tal começar pelo fim? Estude tudo aquilo que é dúvida: reveja as fórmulas das exatas, faça um resumo com suas principais dificuldades no português...Sabe aquela frase que tá lá no cantinho da página do seu livro, que ninguém acha que importa? Ela pode conter informações valiosas, que podem sanar dúvidas que passam em branco em nosso dia-a-dia, como o uso da crase e coisas do gênero.

Concentre-se e mantenha o foco
Aqui, nada de planejamentos a longo prazo: foque suas lentes naquilo que deve ser feito hoje - amanhã você se concentra no que precisa fazer no dia. Por exemplo: você precisa estudar língua estrangeira, física e história hoje - mas ainda precisa estudar 6 capítulos de biologia amanhã: deixe pra lá. Preencha seu cronograma de tarefas do dia e tenha a sensação de dever cumprido.

Desligue a televisão, o notebook e deixe o celular no silencioso
Isso não é uma ditadura: você precisa se concentrar! Pense bem: duas horas estudadas na frente de um computador equivalem à uma estudada em um ambiente calmo e sem barulho - se você clicar em 'off', ganhará tempo para suas coisas e ainda estudará melhor.

Lembre-se: a prática é a melhor amiga da perfeição
Estudo do tipo 'dei-uma-lida-agora-sei-o-conteúdo' não é estudo: se você somente decorar aquela fórmula e não aplicá-la em exercícios ao menos uma vez, não saberá como pôr tudo aquilo em prática e perderá questões por bobagem.

Essas são dicas básicas para você começar. Para informações sobre conteúdos, matérias e afins, acesse este link e divirta-se. Aliás, boa sorte nos estudos!

0 comentários: