01 outubro, 2011

Quem quer ser um pedagogo?

Tumblr_ls7hen31zc1qed3v1o1_500_large

Para estrear a categoria "profissão do mês", escolhi uma faculdade que está no setor das ciências humanas: a pedagogia. É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo tem dois campos de atuação: a administração e o magistério. Para entendermos melhor como funciona o mercado de trabalho, o curso e como a carreira desenvolve-se, entrevistei a pedagoga Viviane Jung, 34 anos, que atua na área há 10.

Como você descreve o curso?
O curso dura 4 anos e é muito interessante e satisfatório para aqueles que tem vocação para a área. Ele atende às expectativas, pois são feitos vários estágios de modo que aprendamos com as experiências. Sociologia, psicologia e filosofia estão constantemente presentes no curso, focando tanto em teoria quanto na prática; além disso, aprende-se muito sobre a estrutura escolar.

O que você acha que é preciso ter para se dar bem na área?
Muita experiência - seja ela no ambiente de trabalho e na vida como um todo. O profissional deve gostar do que faz, como em qualquer outra profissão, mas deve se sentir atraído pelas matérias humanas, as quais o curso dá prioridade. Como o formado pode trabalhar lecionando, também deve gostar de lidar com o público - crianças e jovens, principalmente.

Como é o mercado de trabalho?
A atribuição mais comum é a de lecionar e trabalhar na área da administração escolar, como arte-educadores, diretores, coordenadores e outras funções diretamente ligadas à escola. Porém, existem outros cargos, como na rede hospitalar - muitos profissionais são contratados para desenvolverem atividades com crianças que estão em um longo tratamento. 

No Guia do Estudante, encontrei um painel com as áreas em que um pedagogo pode atuar. Confira:


Administração escolar

Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Ensino

Lecionar nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.

Educação especial

Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência.

Orientação educacional

Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Pedagogia empresarial

Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Supervisão educacional

Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a rede do ensino.

Treinamento de recursos humanos

Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa.
Para finalizar, que tal dar um conselho para aqueles que desejam cursar pedagogia?
Não desanime diante dos desafios que você encontrará na profissão, e antes de tomar qualquer decisão, faça uma auto-avaliação para descobrir se esse é realmente o caminho que você quer trilhar - pode parecer clichê, mas é fundamental para o bom desenvolvimento da sua carreira.

0 comentários: