03 março, 2012

Como surgiu a fotografia?

Tumblr_m0awxp9enw1r3mpp6o1_500_large

Você já imaginou como seria sua vida sem uma câmera fotográfica? Não haveria registros da sua infância, daquela festa com as amigas e da vez que você encontrou aquele famoso no shopping. Basicamente, congelar frames faz parte do nosso dia a dia. Dia desses andei me perguntando quem inventou a fotografia - os curiosos me entenderão, pesquisei e decidi compartilhar aqui no blog. Antes de tudo, a fotografia não é algo que surgiu "do nada", com a ideia de apenas uma pessoa, mas sim um conjunto de ideias - cada um colaborou um pouquinho, e é por isso que é tão fácil você ouvir um "click" hoje.

Tudo começou com as câmeras escuras (uma espécie de caixa com um orifício pelo qual a luz passa, atinge a outra superfície e aí reproduz a imagem invertida), que eram enormes e reproduziam imagens de pouca qualidade. Por volta do século XIV, artistas utilizavam as câmeras escuras nos desenhos e nas pinturas. 


Os primórdios de uma câmera como conhecemos hoje foram criados em 1550 pelo físico Girolamo Cardano que, na tentativa de obter imagens claras (era difícil, pois a câmera era totalmente escura por dentro) e nítidas, sugeriu o uso de uma lente biconvexa pra que fosse possível aumentar o tamanho do orifício. O negócio melhorou, porém, ainda existia o problema do foco: como o diafragma não existia, era impossível tirar uma foto em que os objetos estivessem a distâncias diferentes da lente da câmera - ou focava-se o mais perto ou o mais distante. Esse problema foi resolvido por Danielo Brabaro em 1568, que aprimorou a câmera instalando na lente um sistema onde era possível aumentar e diminuir o orifício pelo qual a luz passaria. Lembrando que, até então, as fotografias serviam apenas como uma espécie de "base" para pinturas, pois era dificílimo gravar uma imagem diretamente sobre uma superfície. 

Pra vocês entenderem melhor o processo desse período, retirei um fragmento de texto do InfoEscola. Olha só:
"O artista francês Louis Jaques Mandé Daguerre (1789 – 1851) trabalhou, durante anos, em um sistema para conseguir que a luz incidisse sobre uma suspensão de sais de prata, de tal maneira que a escurecesse seletivamente e fosse capaz de produzir a duplicação de alguma cena. Em 1839, Daguerre tinha aprendido a dissolver os sais intatos mediante uma solução de tissulfato de sódio o que permitia gravar permanentemente a imagem.

Mesmo com todos esses avanços, demorava mais ou menos meia hora pra tirar uma foto - isso se tivesse sol! Para adiantar o processo, em 1841 William Henry Talbot fez experiências e conseguiu chegar a algo bem parecido ao filme de uma câmera analógica - ele obteu negativos que, quando passados para os positivos em outra folha, "revelavam" a imagem em pouco tempo. Muito tempo depois, Luis Ducos du Hauron e Carlos Cross aprimoraram o "filme" e criaram a fotografia colorida. A partir de então as câmeras foram se difundindo e ficou cada vez mais fácil se deparar com um livro de fotografias ou registros antigos de famílias por aí - lembra daquelas fotos de famílias enormes, todos sentados ao redor dos pais ou avós? hahah.

E você aí achando que sua câmera digital era coisa revolucionária, ein?

P.S: peço desculpas pelo post meio precário. Meu notebook está com problemas e, por isso, tô usando um computador que não tem nem metade dos recursos que eu costumo usar pra postar hahah. Foi o que deu pra fazer, espero que tenham gostado! S2

0 comentários: