24 novembro, 2011

Manifesto contra a vida real


Semana passada, eu e meus amigos decidimos montar uma chapa pra concorrer à nova gestão do grêmio estudantil do nosso colégio, o CIC. As eleições acontecem amanhã, dia 25/11, e a vontade de vencer da CHAPA 2 é incontrolável. Não pela sensação de "poder" e "prestígio" que os gestores podem sentir, ou simplesmente pelo fato de quem vencer a eleição ganhar a aprovação da maioria dos alunos, mas pela vontade de inovar a escola. Sabe aquele sentimento de 'eu-tenho-muitas-ideias-pra-ficarem-presas-na-minha-cabeça'? É exatamente isso que cresceu em cada um de nós. Esse é um post temporário, portanto, sigo.
Foi uma semana de contratempos e dedicação. Imprevistos ocorreram, integrantes de nossa chapa foram humilhados e taxados de "imaturos", "infantis", "anti-éticos" e "incompetentes" por coisas as quais não falamos e não fizemos. Cartazes de nossa campanha foram riscados e arrancados dos seus postos, mas nem por isso desanimamos. Sabemos que temos somente 50% de chance de vencer a eleição, mas alguém tem de perder, não é mesmo? E, como eu sempre digo, toda a experiência é válida. Não levamos nada do que foi dito e feito contra nós para o lado pessoal, sabemos que isso é apenas uma competição e, apesar da vontade de ganhar, não ficaríamos irritados ou decepcionados se não conseguíssemos atingir nosso objetivo, mas sim decepcionados por não conseguir cumprir todas as promessas e vontades que despertamos no íntimo de cada aluno por nós conquistado. Jogamos limpo, aliamo-nos à ética o tempo todo. Se faltamos com respeito à alguém ou algo, já pedimos desculpas - ninguém é perfeito, não é mesmo? As coisas ficaram difíceis, mas nada como ver alguém apoiando seu ideal e divulgando-o pra te animar, você deve saber do que eu tô falando. Tô abusando das palavras porque acho que posso e, ainda mais: devo. Por isso, divulgarei aqui as principais propostas da CHAPA 2 a seguir. E eu acho que você deve votar nela porque...

...REATIVAREMOS A RÁDIO DA ESCOLA: o CIC tinha uma rádio dirigida pelo pessoal do antigo grêmio. Não sei de qual gestão, pois em tal data ainda não fazia parte do corpo de alunos da escola, porém com a reativação da rádio, teremos a possibilidade de colocar músicas no recreio e passar comunicados do corpo docente para todos. Tudo contando com a democracia: os alunos escolhem as músicas.

...VAMOS INSERIR O ENSINO MÉDIO NO PROJETO CUBRA CACHOEIRA DE VERDE: muitas pessoas não tem a oportunidade de conhecer e participar do projeto Cubra Cachoeira de Verde, que é disponibilizado somente para o ensino fundamental, pois entram na escola no ensino médio. Nós queremos mais participação no quesito "sustentabilidade e ecologia" e uma escola mais engajada - se você também quer, já sabe em que chapa votar.

...ORGANIZAREMOS UM FESTIVAL DE FILMES: incentivando a cultura e com os olhos no futuro, nossa proposta é proporcionar uma iniciação no cinema para os alunos. É simples: cada grupo monta um curta-metragem, todos os alunos assistem, a banca de jurados decide e, como em um Show de Talentos, o mais bem elaborado vence e é premiado.

...TE INCENTIVAREMOS A CONTINUAR NO ESPORTE: muitos colégios oferecem bolsas de estudo para alunos que são ativos nos times da escola, para representar a instituição em campeonatos. A CHAPA 2, com o apoio da equipe diretiva do CIC, quer que você tenha o melhor aproveitamento dos treinos possível, e por isso participe de mais campeonatos, ajudando a escola a conquistar troféus e medalhas.

...APOIAMOS A SUSTENTABILIDADE A SOLIDARIEDADE: queremos um mundo mais limpo, mais unido e que ame o próximo. Para isso acontecer, realizaremos gincanas que integrem a arrecadação de alimentos não-perecíveis, roupas e sapatos, brinquedos e material escolar com fins donativos.

...CRIAREMOS UM JORNAL-MURAL: a circular mensal é uma espécie de agenda e é composta apenas por textos. Queremos mudar isso, complementando-a com fotos e matérias sobre as realizações do mês passado e a agenda do próximo mês, mantendo a estrutura e a finalidade de comunicar aos alunos tudo o que acontece na escola.

...VAMOS REFORMULAR O INTERSÉRIES: a ideia central é realizar dois Interséries: um para cada semestre, e com estrutura modificada. Na nossa concepção, o interséries seria dividido por dias e modalidades, ou seja: um esporte por dia. Assim, os alunos não cansam tanto, as chances de atrasar os jogos são 80% menores e ainda temos mais tempo para preparar-nos. Além de esportes, pretendemos introduzir atividades como uma gincana, tudo dentro do "interséries", somando mais pontos para sua equipe.

...ESTAMOS ENGAJADOS NA CULTURA: sabemos que a maioria das pessoas não é muito fã de matemática e, com base nisso, nossa proposta é deixar os cálculos e teoremas mais atrativos, promovendo uma Gincana de Matemática, que envolverá exercícios de lógica e percepção.

...MONTAMOS NOSSAS PROPOSTAS COM OS PÉS NO CHÃO: sabemos que a verba disponível não é infinita e, como vocês podem observar, o investimento capital que seria aplicado em nossas propostas é o mínimo possível, afinal nossa principal arma é a criatividade, e não o cofre da escola.

...QUEREMOS SERVIR A VOCÊ: o objetivo-mor de nossa chapa é fazer a ponte entre aluno-direção da escola, tudo com muita dedicação e respeito. Para provar isso, queremos realizar uma avaliação do grêmio estudantil, onde os alunos poderão opinar, dar dicas e reclamar sobre nossas realizações. Tudo isso será feito por meio de fichas, da maneira mais segura, a fim de preservar a privacidade de cada um.

...NÃO ESQUECEMOS DAS SÉRIES INICIAIS: por isso, queremos realizar a Semana Oficial da Criança CIC, onde serão desenvolvidas atividades pedagógicas com os baixinhos porque, afinal, o que é uma escola sem as crianças, não é mesmo?

...REALIZAREMOS A FEIRA DO SEBO: é isso mesmo, queremos ser pioneiros no quesito reaproveitamento de cultura contida nos livros, CDs, DVDs e todos objetos a mais que serão trocados pelos alunos na feira, tudo com a melhor organização e divulgação possíveis.

...OLHAMOS PARA A FRENTE: palestras e atividades sobre vocação profissional, escolha da profissão e quais são os melhores cursos, que envolvam não somente o segundo e terceiro ano da escola, mas sim o ensino médio inteiro, estão no nosso plano de ação.

Essas são somente algumas das propostas desenvolvidas pela CHAPA 2 do Colégio Imaculada Conceição. Contamos com a sua colaboração para exercer nossa função com ÉTICA, SERIEDADE, RESPEITO PARA COM OS OUTROS, ORGANIZAÇÃO E HUMILDADE, levando sua opinião sempre como bússola e mantendo os valores da escola. Tá na hora de inovar, abrir mentes e caminhos e sonhar um pouco mais alto, para melhorar e deixar marcas importantes em nossa segunda casa. Vote com seriedade e na melhor opção. Vote CHAPA 2 para mudar, vote CHAPA 2 para ser compreendido, vote CHAPA 2 para ter mais voz na escola, vote CHAPA 2 se você quer uma gestão respeitosa e ativa. 

Este post é temporário, obrigada pela atenção <3

UPDATE: Lembrando que não existem propostas IMPOSSÍVEIS. Não temos "ideias mirabolantes", e sim ideais que abrangem territórios desconhecidos por nosso colégio. Há gente falando que em nossas propostas constam apenas coisas que não são decisões do grêmio estudantil, mas sim da diretora, como a carteira do estudante. Meu recado a eles: o grêmio estudantil não vai REALIZAR o projeto da carteira do estudante, mas sim dar a ideia e dicas para a equipe diretiva. É assim que funciona, esse é o papel de um grêmio: ser o intermediário entre alunos-professora.  



3 comentários:

Marina disse...

VOTEM CHAPA 2

Julia disse...

VOTEM CHAPA 2

Gabii disse...

VOTEM CHAPA 2