20 fevereiro, 2012

Todo carnaval tem seu fim


Não, esse não é um texto sobre o feriado que está indo embora e levando a micareta e o abadá junto com ele. É um texto sobre idas e vindas, sobre as guinadas no volante que a vida nos obriga a dar. 
Existem pessoas que não aparecem na vida para esclarecer as coisas e prender nossos pés no chão, mas sim pra confundir e bagunçar tudo que a gente tomava por concreto. Aquele amor que arrebata e arranca suspiros de quem está ao redor do casal. Não importa o quanto você ache isso careta, no fim do dia sempre será bom ter uma mão pra entrelaçar os dedos. Confetes e serpentinas à parte, nem tudo são flores. Pode ser "ele" ou "ela", não importa: uma hora você vai bater de frente com o fantasma de todos nós, aquilo que arranca lágrimas e questionamentos - a hora da decisão, a tal mudança. Se as coisas estão frias, é preciso esquentar os corações de gelo; se o ciúme do outro incomoda, é preciso serví-lo um chá de segurança e autoconfiança; se o sorriso não funciona mais: está na hora de abandonar esse carro alegórico e trocar a fantasia. Em certo momento as máscaras vão ser aposentadas e o spray de brilho vai ser deixado de lado; a verdade vai aparecer e não podemos lutar contra ela. Coração doente é coração com aquele "toc toc" de insegurança martelando dentro dele - a famosa sensação do "tem algo errado aqui". Por vezes deixamos passar, relevamos e tomamos como "coisas da vida" aquele gesto ou palavra proferido pelo coadjuvante da nossa história que nos atingiu feito estaca de madeira em coração de vampiro - mas chega uma hora que a dor não pode mais ser suportada. Não podemos forçar para empurrar a vida com a barriga. O universo pode até conspirar contra nós algumas (ok, várias) vezes, mas ele é tão sábio quanto gosta de pregar peças nas pessoas - as vezes, sinais são mandados para que façamos do pior algo menos doloroso. Desligar o rádio tocando aquela marchinha que lembra tantas coisas, tirar a maquiagem e encarar a ressaca emocional podem ser coisas difíceis, mas só ganha um "pra sempre" quem tem coragem de dizer "nunca mais". Infelizmente, tem vezes que é necessário tirar nosso bloco da avenida para que outro possa desfilar também.

3 comentários:

sara lucas disse...

Perfeita a colocação das tuas palavras e idéias, uma percepção que talvez alguns adultos ja bem criadinhos não possuem...hehehe
Teu caminho, a fim de seguir com bravura, não deixe que a vida te engula, e leve de ti teus melhores sonhos, teus melhores momentos,a vida segue e os conselhos?ah esses tomara não serem clichês e andem por nos pereguindo acompanhados de bons amigos pra nos ouvir.Beijos!

sara lucas disse...

*perseguindo

nãoerasocanal disse...

que lindo, muito obrigada <333