24 março, 2012

We run free

     532814_348707541831749_176101909092314_843965_895487654_n_large 
Esse texto é dedicado aos reprimidos por opção.
Não se render àlgumas brincadeiras bobas; não se dar o luxo de rir sem se preocupar se o motivo do riso é realmente válido é cometer homicídio com sua felicidade. Ter maturidade não significa torcer o nariz pra tudo que diz respeito a programas mais leves, a noites em claro só pra conversar ou tardes pra rir à toa - sabia que você tem que mover mais músculos da sua face pra torcer o nariz e franzir a testa do que para sorrir?. 

Digo com orgulho que, sim, eu cresci, mas não deixei meu lado criança - meu lado feliz - trancado a sete chaves em algum lugar dentro de mim. Pensar que não deve fazer algo "bobo" só pra manter a pose é a maior perda de tempo do mundo. Você tem 15, 16, 17 anos - vai viver, menina! Você tem o direito de tirar o sapato e dançar sem ligar pra ninguém, cantar bem alto e passar tempo com seus amigos sem deixar de ser responsável - sem deixar de ser essa pessoa "séria" que você insiste que é essencial incorporar. Deixa essa cara de preocupação pra quando você tiver 35 anos, um emprego pra prezar e um bocado de contas pra pagar. E, se você está do outro lado da moeda, criticando alguém por fazer algo diferente ou ter outra visão de como as coisas devem ser, olhe-se no espelho. É muito fácil apontar e criticar com um sonoro "ela é sem graça" enquanto se está parado, sem fazer coisa alguma. Para julgar, basta ser humano - é errado, mas todos caímos na tentação. Entretanto, para poder criticar alguém negativamente, devemos olhar para o nosso umbigo e analisar se estamos fazendo coisa melhor - ou pelo menos tentando.

Mais bobagem que não fazer algo por vergonha, é não fazer algo porque outra pessoa não quer que você faça ou porque tem medo do julgamento da mesma. Você faz as suas escolhas e arca com suas consequências. Qual o direito que outro alguém tem para apontar o dedo e criticar se você decidiu sair com um tênis amarelo e outro roxo? Ser maduro não quer dizer ser sem graça.

Faça o que quiser, goste do que quiser. Só porque sua amiga escuta rock, não quer dizer que você precise incluir esse estilo na sua playlist - aceitar sugestões é uma boa ideia, mas não aceite que mudem sua essência. Vejo muita gente que se enrola nessa corda que é deixar de ser criança e virar adolescente - amadurecer - e acaba enforcando sua própria personalidade. Preze por você. Preze pelo seu jeito. Todos nós somos únicos - qual a graça de virar uma cópia barata daquela menina na escola, se já existem 300 outras querendo a mesma coisa? Ser "diferente" é fácil, o desafio é ser você mesmo. 
Não deixe alguém rir do seu sonho e sinta-se à vontade pra mudar o quanto quiser - mas sem esquecer da responsabilidade. Afinal, é importante ter juízo pra saber quando perdê-lo.
                                                                                       

0 comentários: