18 janeiro, 2012

Cuidados pós-sol!

Tumblr_ly0mg2isu01qealv6o1_500_large

É verão, época em que todos se esbaldam na praia e na piscina. E o sol? Ele tem o poder de agredir sua pele, seu cabelo e suas unhas em proporções gigantescas. Para evitar isso, dermatologistas aconselham:

Caprichar no filtro solar - sei que você não é muito chegada em retocar o produto a cada hora, mas isso é muito importante. Faça uma forcinha para conseguir essa meta, e tenha muita atenção na hora de aplicar: ombros, rosto e colo são partes que queimam com muita facilidade. Além disso, peça para alguém espalhar o filtro em suas costas - ninguém consegue fazê-lo de maneira correta em si mesmo. O ideal é que o filtro solar respeite seu tom de pele: se é negra, os filtros com fatores por volta de 20 estão permitidos; as morenas ficam protegidas com os fatores até 40 e as brancas podem abusar do 40 pra cima. Ah, se você é fã de um banho de sol, não custa lembrar: a menos que você queira ficar marcada, não deixe nenhum objeto sobre seu corpo enquanto está exposta ao sol - camiseta ou óculos escuros também são perigosos.

Cuidado com o banho - sua pele perde líquido por conta da exposição ao sol. Ao tomar banhos quentes, você agrava esse fator e ainda por cima contribui para que suas glândulas sebáceas se confundam, deixando sua pele seca. Então, aposte nos banhos frios e em sabonetes com substâncias hidratantes ou glicerinados.

Hidrate! - se não quiser uma pele áspera, não esqueça de usar hidratante em todo o corpo e, nas áreas queimadas, um gel pós-sol refrescante - existem loções próprias para o verão, com substâncias que mantém o bronzeado por mais tempo etc. Ingredientes como aloe vera e azuleno são indicados para essa época do ano.

Pra não ficar por um fio - entendo que seu cabelo está mega ressecado, mas a regra do condicionador segue a mesma: nunca passe no couro cabeludo, assim você garante que aquele aspecto oleoso e mega pesado fique longe de seus fios. Como os hidratantes, existem shampoos específicos para o verão. Se não quer mudar seu produto, aposte em hidratação semanal e filtro solar capilar em spray - mais prático. Não esqueça de usar chapéu quando possível. As loiras devem usar shampoo anti-cloro, pois os fios podem esverdear com o tempo.

Unhas - seu esmalte branquinho vai amarelar. Troque ele por algum de pigmentação maior, como laranja ou vermelho. O comprimento ideal - e higiênico, principalmente se você vai à praia - é do médio para curto. 

0 comentários: